Dilophosaurus e Velociraptor: Representação famosa VS científica

Dilophosaurus

Como é a representação em obras famosas e como é de verdade

O dilophosaurus foi um dinossauro terópode que ficou bem famoso pela obra Jurassic Park de Michael Crichton. Na saga ele é representado como um dinossauro carnívoro de tamanho médio, ou seja, não é pequeno como um procompsognathus mas é bem menor que um tiranossaurídeo, além disso, possuía uma membrana adicional em seu pescoço que é levantada ao se sentir ameaçado, também tinha a habilidade de cuspir veneno que deixa as vítimas cegas, de forma que poderá derrubá-la facilmente.


Embora essa representação poderia ser verídica por existir outros répteis com essa membrana retrátil no pescoço e outros que jorram veneno, não há nenhuma comprovação científica de que os dilophosaurus possuíam essas características. E também, os representantes encontrados dessa espécie são maiores que os da saga de Jurassic Park.


Dilophosaurus em Jurassic Park 


O que sabemos sobre essa espécie é que eram carnívoros, mediam cerca de 7 de comprimento e 2,5 de altura, pesava em média 400 a 450 quilos, faziam parte do grupo de terópodes, ou seja, andavam em duas pernas. O seu nome em grego significa “lagarto de duas cristas” que faz referência às duas cristas arredondadas longitudinais localizadas na parte superior de seu crânio. Seus dentes eram longos e curvos, possuía um corpo esbelto e leve ao comparar com seu crânio que era relativamente grande.


Os biólogos especializados teorizam que suas cristas poderiam ser utilizadas na exibição sexual, que pode levar à interpretação de que vivam em grupos. Ou que poderiam ser utilizadas em lutas, porém a teoria foi descartada pela fragilidade. Outra teoria é sobre a termorregulação que é tomada com cautela, pois as cristas não possuem sulcos de vascularização


O primeiro fóssil dessa espécie foi encontrado no estado de Arizona(EUA) em 1942, viveu na América do Norte, principalmente em regiões de planície. Estudos sugerem que esse animal possuía uma força de mordida fraca comparada aos outros animais, o que pode implicar uma estratégia especializada para conseguir alimentos. Assim como outros terópodes possuíam ossos ocos e três garras em suas extremidades



Dilophosaurus representação mais exata de acordo com os estudos
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Ceratosauria
Família: Ceratosauridae
Gênero: Dilophosaurus

Velociraptor


O velociraptor da saga Jurassic Park, na verdade, foi inspirado no Deynonichus, pois naquela época acreditava-se que eram da mesma espécie, porém apenas faziam parte do mesmo grupo. Sabendo disso, vamos pontuar as características do velociraptor do filme e o verdadeiro. No filme o velociraptor tem a altura de uma pessoa, entre 1,70 e 1,80 metros. Na saga também é abordado sua inteligência, como mostrado no terceiro filme, os velociraptors se comunicam entre si por sons, possuem empatia e preocupação pelos outros de sua espécie e futuramente em Jurassic World também é possível perceber que possuem empatia por alguns humanos.


Velociraptor (Blue) em Jurassic World


Já na ciência, por enquanto ainda não é possível ter certeza sobre esses comportamentos de comunicação e nem sentimentos, porém é possível teorizar de que andavam em bandos a partir dos fósseis encontrados. Os velociraptors também foram dinossauros bípedes carnívoros, que assim como outros dromeossaurídeos tinha um peso leve, cerca de 15 quilos, aproximadamente. Media 1,5 a 2 metros de comprimento e aproximadamente 75 centímetros de altura. Possuía três garras em suas extremidades, porém nas patas traseiras não utilizava todas de forma funcional, uma delas era usada exclusivamente para estripar suas vítimas a qual media cerca de 6 centímetros.


Sua cauda era longa e firme com projeções ósseas em cada vértebra, de forma que mantinha o equilíbrio do animal. A partir disso é possível deduzir que uma das patas era utilizada para atacar e a outra para se apoiar enquanto a cauda auxiliava no equilíbrio. Além disso, o velociraptor é coberto por penas, nas quais eram maiores na cauda, nos braços e possivelmente em alguma outra parte do corpo e menores pelo resto do corpo.



Representação mais exata do velociraptor atualmente


Classificação científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Família: Dromaeosauridae
Gênero: Velociraptor







Comentários

Postar um comentário